ECONOMIA E DIREITO DU PARÁ

email para publicação: paraense25@hotmail.com

quarta-feira, 18 de julho de 2012

O VELHO DELFIM


Em entrevista ao jornalista Luis Nassif, no programa brasilianas, o velho Delfim Neto asseverou que o governo Dilma está certo na condução da política monetária, especialmente porque reduz os juros reais e permite a aproximação da taxa de câmbio real internacional, reduzindo, assim, a velocidade de entrada dos dólares no país.

Nesse quadro, é possível deduzir que a redução dos juros reais interno promove um verdadeiro desestímulo aos papéis brasileiros, uma vez que os juros reais doméstico se aproximam dos juros reais internacional, permitindo, desse modo, uma desvalorização da moeda local e evitando a necessidade de "cortar a perna com anestesia", como afirma Delfim Neto. Ou seja, evita-se que o governo brasileiro queime suas reservas ou redirecione seus impostos basicamente para o pagamento dos serviços da dívida.

Ele ainda ressalta que para haver estabilização econômica, tem-se como pressuposto três variáveis estáveis: câmbio real, taxa de juros real e salários reais. Para resolver o problema do câmbio desvalorizado, no passado, os governos optavam mais pelo corte com anestesia, ou seja, aumentava-se a taxa de juros interna. Atualmente se faz o mesmo, posto que é políticamente incorreto reduzir salários reais (corte sem anestesia), no entanto, o governo já demonstra preocupação com este quadro, especialmente porque o remédio tem um efeito colateral pernicioso, qual seja, o aumento da dívida pública.



Nenhum comentário:

Postar um comentário