ECONOMIA E DIREITO DU PARÁ

email para publicação: paraense25@hotmail.com

sexta-feira, 27 de julho de 2012

CIDADÃO: PRESUMIDAMENTE BANDIDO!!

Foi realizada ontem a reconstituição do crime do publicitário que foi morto por políciais militares do Estado de São Paulo. Segundo o comandante geral da polícia militar a operação foi tecnicamente pefeita, embora tivesse resultado não previsto dentro da legalidade. Ora, matar cidadãos - que trafegam em  vias públicas - é o tecnicamente correto para a polícia militar? Então recorramos aos bandidos, pois a população está com medo, ou melhor, aterrorizada com a polícia que temos, principalmente quando um ridículo afirma que tal operação foi tecnicamente perfeita. 

Isso é uma vergonha, como diz Boris Casoi! Paga-se impostos altíssimos para o braço armado do Estado executar covardemente seus cidadãos. Neste sentido, cada contribuinte colabora com a quantia necessária para o Estado assassinar aqueles potencialmente bandidos, ou seja, todos os que trafegam pelas ruas das cidades. Assim, condutores de veículos e motocicletas, sob a ótica do treinamento da polícia, são verdadeiros meliantes e devem ser tratados com a truculência adquirida nos quartéis.

Pelo jeito, ensina-se nos quartéis primeiro atirar e depois perguntar. Ora, se esse é o manual do "tecnicamente correto" da polícia militar, estaremos retornando à barbárie, promovida pela figura do próprio Estado, que tem o dever constitucional de zelar pela segurança pública.

Por outro lado, a Constituição Federal de1988 instituiu o Estado Democrático de Direitos como fundamento da República Federativa do Brasil. Logo, é dever da polícia respeitar os direitos e garantias individuais, e sobretudo assegurar o direito à vida, ainda que do mais vil criminoso, pois a condenação se dá pela autoridade competente (juiz natural), e não por um bando de desequilibrados - armados  - que se desesperam ao ver passar nas ruas o primeiro carro preto que presumidamente se transforma em veículo de bandidos, e que, inevitavelmente, deve ser fuzilado.

Logicamente, que nem todo policial é desequilibrado e mal preparado para cumprir sua missão de segurança pública. A instituição polícia militar é fundamental para a sociedade, agora sair atirando nas ruas em qualquer cidadão - que se torna supostamente bandido por  transitar em maior velocidade -, certamente, teremos um número assustador de condenados à morte pelo Código de Trânsito da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário